Siena - uma cidade medieval

Dicas sobre Siena: um pouco sobre a história e tradições, pontos panorâmicos que você não pode perder, onde estacionar o carro pagando pouco e onde se hospedar



Siena é uma das cidades medievais mai bem conservadas de toda a Europa. Fica a apenas 79 km de Florença (1h30min). Por isso, se você estiver por Florença a minha dica é de dar uma passadinha por Siena. Assim você poderá comparar duas arquiteturas diferentes, de um lado o estilo predominantemente Renascentista de Florença e do outro, os estilos Românico e Gótico de Siena, típicos da época Medieval.

Informações turísticas: mapas e livros que te ajudarão a aproveitar o máximo possível do passeio


Uma das primeiras coisas que eu faço quando chego numa cidade nova é correr até um IAT - Informazione e Accoglienza Turistica, ou seja, um ponto de informações turísticas. Por que? Porque lá você encontra o melhor mapa da cidade e pode aproveitar e pegar dicas com os funcionários, como horários de abertura, preços de ingressos, eventos do momento, melhores atrações da cidade e outras particularidades.

Muitas vezes nesses IATs você também encontra flyers e folders sobre eventos que estão acontecendo nas cidades vizinhas.

Pode parecer uma perda de tempo, mas acredite, isso ajuda muito a otimizar o seu tempo, sem contar que seus pézinhos agradecerão, pois você não terá que ficar andando que nem uma barata tonta por toda a cidade.

É muito fácil encontrar um IAT, pois normalmente as cidades são bem sinalizadas,  basta você seguir as indicações com aquele símbolo lá em cima da letra "i". Caso você tenha um google maps, basta jogar "IAT e o nome da cidade", que você encontrará as indicações. Em cidades grandes, é normal encontrar mais de um ponto de informação.

Atenção! Cuidado com agências de turismos disfarçadas de IAT. Como identificá-las? Normalmente elas cobram pelo mapa, enquanto nos IATs oficiais da cidade os mapas são gratuitos!

Tenho que confessar que o IAT em Siena não é em uma das localizações mais cômodas para quem chega na cidade de carro, pois se encontra bem no centro da cidade e uma vez que você tem que estacionar o carro fora da ZTL, a caminhada até chegar no IAT é um pouco longa e você acaba passando por vários pontos turísticos de grande interesse.

Porém é muito bem organizado e se você dar uma olhadinha no site deles antes da viagem, você já consegue programar alguns roteiros. A minha dica é estudar no site Enjoy Siena. Lá você vai encontrar em "itinerários" dicas de roteiros para 1, 2 ou 3 dias. O que eu fiz foi pegar o roteiro de 3 dias e ver os pontos que mais nos interessavam.

Livrarias locais

Uma outra dica é correr à uma livraria local. Mesmo para mim que moro na Itália é muito difícil encontrar livros de turismo de alguns locais e temas mais específicos. É por isso que, para quem curti saber mais sobre a história, costumes e tradições locais, é bem legal dar uma passadinha nas livrarias. Lá você vai encontrar muitas opções e alguns livros até bem específicos como culinária local, biografias de artistas famosos, roteiros só para ciclistas e muitos outros. A única parte negativa é ter que se segurar para não comprar tudo!

Nessa viagem para Siena acabei comprando um livro muito particular chamado Alla Scoperta di Siena, Guida alla Città per Bambini (Para Descobrir Siena, Guia da Cidade para Crianças - 13 euros), tem também em outras línguas como francês e inglês. Sim, é um livrinho para crianças mas explico porque acabei escolhendo esse no meio de tantos outros livros que pareciam também deliciosos.

Alla Scoperta di Siena, guida alla città per bambini - Edizione nuova.
Foto: Cinthia Mori

O que mais me chamou a atenção foram as curiosidades, por exemplo, o porquê das cores do brasão de Siena serem preto e branco.

O brasão de Siena, conhecido como Balzana, é em formato de escudo gótico e as suas cores foram escolhidas graças a uma legenda sobre a origem de Siena. Uma delas é a de Senio e Aschio, filhos de Remo, que teriam fugido de Roma e do seu cruel tio Romolo, levando com eles a famosa estátua da loba que amamenta os gêmeos. (Aliás, é por isso que por Siena você encontrará muitas e muitas estátuas da loba amamentando os gêmeos)

Para agradecer os deuses, Apollo e Diana, que teriam protegido Senio e Aschio nessa perigosa fuga, eles decidiram acender um fogo em seus altares. Esse fogo produziu uma fumaça que deixou o altar de Apollo branco e o de Diana, preto. Assim eles decidiram que essas seriam as cores do brasão de Siena.

Este livro ainda é cheio de outras curiosidades sobre a cidade, mas também é cheio de explicações didáticas de como as cores eram feitas, como se faz um afresco, quem era um determinado artista, ou como reconhecer um santo, ou explicações sobre as características dos monumentos mais importantes.

Eu não sei qual o efeito que isso pode ter em outras pessoas, mas quando eu me deparo em situações como essas de encontrar a explicação sobre um quadro, por exemplo, isso acaba mudando toda minha percepção com aquela obra de arte. É como se eu criasse uma ligação. Eu uso sempre o exemplo de quadros religiosos, que como vocês já sabem eu cresci muito longe de igrejas, então não conheço nada sobre santos, Marias e afins. Mas quando eu leio sobre o porquê daquele quadro de uma representação religiosa, ou ainda sobre quem é aquele santo lá embaixo à direita, aquela moça à esquerda segurando uma folha de oliveira, o significado das pombinhas brancas e etc, isso tudo transforma completamente o meu "curtir" àquele quadro. E ainda quando eu leio sobre o contexto histórico é como se entrasse uma luz pela janela e como se eu embarcasse em uma viagem pelo tempo.

Por isso, a minha filosofia de viajar é a de sempre aproveitar para tentar aprender alguma coisa nova! ;)

Il Palio di Siena

Uma das atrações mais famosas é o Palio di Siena que acontecem nos dias 2 de julho e 16 de agosto de todos os anos. É muito importante conhecer sobre esse evento, pois mesmo que você não visite a cidade durante esses dias, você perceberá a grande influência que essa tradição tem sobre os sieneses. Só para você ter uma ideia dentro das igrejas você encontra os 17 brasões [i: stammi] das facções [i: le contrade] da cidade,  o que normalmente isso não acontece na Itália, pois igreja é uma instituição, o município uma outra e nenhuma das duas se misturam muito.

O Palio di Siena é uma corrida de cavalos na Piazza del Campo. Durante a Idade Média, as festas sieneses eram caracterizadas por torneios medievais como cavalarias, caça ao touro, corridas com búfalos, corridas pelas cidade com cavalos sem cavaleiro. Mas foi apenas no século XVII que o Palio assumiu as características de hoje: uma corrida de cavalos com cavaleiros na Piazza del Campo.

Como mencionado anteriormente, a cidade é dividida em 17 "contrade", que são como pequenas cidadezinhas dentro da cidade mãe. Essas "contrade" recebem nomes pitorescos de animais reais ou mitológicos. Algumas são rivais entre elas e nos dias de Palio podem até ocorrer algumas brigas e pequenos confrontos. Algumas "contrade", entretanto, podem ter uma relação privilegiada entre elas e acabam até virando aliadas.

Le contrade di Siena

Começando do alto da esquerda para a direita: Águia, Lagarta, Caramujo, Coruja, Dragão, Girafa, Porco-Espinho, Unicórnio, Loba, Concha, Ganso, Onda, Leopardo, Selva, Tartaruga, Torre, Vale do Carneiro.
Imagem: google imagens


Mapa das facções de Siena
Imagem: google imagens

Sabendo sobre essa tradição em Siena fica até mais divertido turistar pela cidade. Cada bairro tem a sua igreja, a sua arquitetura, as suas bandeiras, a sua história e as suas particularidades.

Em cada bairro você encontrará lampiões diferentes, como por exemplo esse aqui:

Lampião da contrade de Torre
Foto: Cinthia Mori

Ou ainda você pode ir em busca das fontes de cada contrade, que eu por exemplo fui descobrir só quando já estava em casa, mas que sem querer, por muita sorte, eu tinha feito uma foto de uma!

Fonte da contrade da Lagarta
Foto: Cinthia Mori

Mas só para ficar registrado, a frustração de ter descoberto sobre essas fontes só depois é simplesmente devastadora!!!! E quando você procura no google só por curiosidade o que você perdeu...


.
.
.

A parte positiva é que já decidimos voltar de novo para Siena!!!!



Vistas panorâmicas que você não pode perder

Se você é um apaixonado por vistas panorâmicas como nós, você não pode deixar de passar por estes pontos turísticos.

1. Basilica di Santa Maria dei Servi

Daqui você vai aproveitar uma das paisagens mais impressionantes de Siena e poder visualizar as características da antiga estrutura medieval.

Fica perto da Porta Romana, que também vale a pena conferir. É a maior porta de Siena e antigamente era a saída da Via Francigena em direção sul, a Roma.

Vista da Basilica di Santa Maria dei Servi
Foto: Cinthia Mori

2. Basilica di San Domenico

Este ponto panorâmico não é exatamente na Basilica di San Domenico mas fica nas escadas da Via del Campo Regio perto também do Santuario - Casa di Santa Caterina, acima da Fonti di Fontebranda, que aliás vale a pena conferir. É uma das construções mais importantes e famosas, que foi citada por Dante e Boccaccio.

Dizem o pai de Caterina buscava água para tingir os tecidos na fonte de Fontebranda e que Santa Caterina tinha outros 25 irmãos. 

Santa Caterina foi proclamada patrona da Itália em 1939. Hoje, Santa Caterina e San Francesco são os patronos da Itália, o que é muito interessante pois a maioria do italianos não sabem sobre Santa Caterina! Aliás, ela também é uma das patronas da Europa.

Por aqui o Dia do Patrono é uma data muito comemorada, chega até a ser feriado municipal. As crianças não vão para a escola e as lojas fecham.

3. Fortezza Medicea ou Forte di Santa Barbara


Fica um pouco fora de mão em relação ao centro, mas caso você tenha estacionado perto da estação, assim como nós, a Fortezza Medicea é um dos primeiros pontos turísticos que você irá encontrar.

A entrada é gratuita e é como se fosse um mini-mini parque. Muitos sieneses usam para fazer caminhadas e corridas. Hospeda Siena Jazz, a primeira Universidade de Jazz da Itália.

Caso você tenha pouco tempo, como só um dia, a minha dica é deixar para passar na volta se você ainda tiver fôlego e pernas.

E
falando em estacionamento...

Onde estacionar fugindo da ZTL

Essa foi uma das dicas mais preciosas que uma das funcionárias do hotel nos deu. É um pouquinho longe, mas acredito que a maioria dos estacionamentos sejam longes do centro histórico uma vez que Siena é uma cidade bem grandinha para os parâmetros italianos.

Se você for uma pessoa econômica como nós, eu tenho certeza que você vai adorar essa dica. Ao invés de ter que pagar por 20,00 euros a diária, você vai gastar só 2,00 euros!

O estacionamento se chama Parcheggio della Stazione e fica bem na estação de trem, grudado em um pequeno shopping. A entrada fica na Via G. Mazzini, virando na primeira direita, assim que você sai da rotatória, no Piazzale Carlo Rosselli. É um estacionamento subterrâneo, então assim que você entrar no Piazzale Carlo Rosselli, à esquerda tem uma curva para descer até o estacionamento. É um pouco escondido.

Como é um estacionamento muito barato, é bom chegar cedo para não correr o risco de estar lotado. Nós chegamos por volta das 9h00 de um domingo (no mês de julho) e ainda tinha muita vaga.

Para a saída do estacionamento procure pela saída com escadas rolantes! Você vai entrar numa galeria bem quente e abafada que vai te levar dentro do shopping. Ainda dentro do shopping você tem que continuar subindo por mais duas escadas rolantes. Depois sim, saindo do shopping tem mais algumas escadas rolantes e finalmente você chega no Viale Vittorio Emanuele II, vire à esquerda e caminhe em direção à Porta Camollia.

Ressaltei bastante as escadas, porque se você não usá-las, o caminho fica beeeeem longo.

Porta Camollia
Foto: Cinthia Mori

Onde se hospedar?

Nós usamos sempre o site do booking.com e através dele chegamos no Sangallo Park Hotel. Tenho só comentários ótimos sobre o local. Econômico, confortável, muito limpo, banheiro ótimo, ar condicionado, café da manhã delicioso, ótima localização e estacionamento no local de graça. Recomendadíssimo!

________________

Bom, acho que era isso que eu tinha para dividir com vocês. Espero que tenha sido de ajuda e se você tiver algum comentário pode escrever lá embaixo que ficarei feliz em ler.

Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas