Bruciatini - receita romagnola
Oi gente,
hoje vou escrever sobre uma receita que eu adoro fazer para o almoço para uma senhorinha que eu trabalho. É uma receita super fácil e rápida!
"Bruciatini" quer dizer "queimadinhos", mas não se assuste, não tem nada de queimado nessa receita. Aliás, não sei o porquê desse nome, pois o resultado final é uma consistência macia e um pouco azedinha por causa do vinagre.
Mode de preparo:
1. Corte o bacon em retângulos e em uma frigideira refogue em fogo médio-baixo. Não precisa adicionar óleo, pois o próprio bacon vai liberar a gordura aos poucos (observe na foto abaixo).
2. Lave bem o radicchio, corte em tiras e assim que o bacon estiver dourado, adicione o radicchio ao bacon. Tempere a gosto com sal e pimenta.
3. Misture e quando o radicchio mudar de cor tempere a gosto com o vinagre balsâmico e está pronto.
Para quem gosta do radicchio mais macio, basta deixar dourar por mais tempo, caso comece a grudar na frigideira, adicione um pouco de água e espere evaporar.
Variantes
Eu e meu marido gostamos de substituir o bacon pelo speck, que é o prosciutto crudo defumado. E muitas vezes usamos o radicchio tardivio di Treviso. Ele é menos amargo e mais fibroso.
Para quem não gosta de vinagre balsâmico, vc pode substituir por qualquer outro tipo de vinagre que preferir, até mesmo o limão!
Curiosidades
- O italiano adora comer verduras muito bem cozidas, por isso eles deixam cozinhando por muito, muuuuuito tempo, até ficar tudo muito macio e perder praticamente todo o gosto (e até mesmo todos os nutrientes...).
- Confesso que quando eu morava no Brasil eu não comia muito radicchio, mas aos poucos tive que ir me acostumando, pois é uma alface presente em vários pratos italianos, até mesmo na pizza!
Comentários
Postar um comentário