Carnaval e suas comidas típicas
Muitas vezes falar sobre a Itália é sinônimo de falar sobre comida e para falar mais um pouco sobre o carnaval italiano, não poderia ser diferente. Se vc perdeu o primeiro post sobre o carnaval é só clicar aqui.
Neste post falarei sobre os doces de carnaval romagnolos, que são os da região em que eu moro. A minha região se chama na verdade Emilia-Romagna, mas vcs me sentirão falar muito sobre a "cultura romagnola", pois as diferenças culturais e gastronômicas entre Emilia e Romagna são muito grandes. É por isso que acho mais interessante tentar especificar o máximo possível e dessa forma tentar mostrar para vcs como um italiano pensa de verdade. O bairrismo é muito forte na Itália. Vale a pena ressaltar que mesmo tentando especificar o máximo possível, dentro da Romagna existem ainda muitas e muitas diferenças. Portanto, se vcs conhecem esses doces com outros nomes, deixe um comentário! Vou adorar saber como se chamam na sua cidade.

Um dos doces mais apreciados são os Fràppe a base de farinha e ovo, recobertos por açúcar em pó. Normalmente a massa é cortada em tiras grossas.
![]() |
Foto Il Portale della Emilia Romagna |
Outro doce típico, um dos meus preferidos, é o Tagliatelle. Receita tradicional dos "agricultores" (i: contadino) dos alpes romagnolos. É como a pasta do tagliatelle, que é enrolada, frita e açucarada.
![]() |
Foto Il Portale della Emilia Romagna |
As Chiacchere, que em português quer dizer "conversa", "papo", ou até mesmo "conversa fiada" são feitas sempre a base de farinha e ovo. É também muito presente na região de Emilia.
Foto Il Portale della Emilia Romagna
Por fim, o meu doce preferido, as Castagnole, que me fazem lembrar dos bolinhos de chuva da minha batian (=avó em japonês).
Eu confesso que nunca tentei fazer nenhum desses doces em casa, pois não sou muito fã de fritura em casa, o que não quer dizer que não sou louca por comida frita, mas todas as italianas juram de pé junto que são super fáceis de fazer.
Comentários
Postar um comentário