Carnaval e suas comidas típicas


Muitas vezes falar sobre a Itália é sinônimo de falar sobre comida e para falar mais um pouco sobre o carnaval italiano, não poderia ser diferente. Se vc perdeu o primeiro post sobre o carnaval é só clicar aqui.

Neste post falarei sobre os doces de carnaval romagnolos, que são os da região em que eu moro. A minha região se chama na verdade Emilia-Romagna, mas vcs me sentirão falar muito sobre a "cultura romagnola", pois as diferenças culturais e gastronômicas entre Emilia e Romagna são muito grandes. É por isso que acho mais interessante tentar especificar o máximo possível e dessa forma tentar mostrar para vcs como um italiano pensa de verdade. O bairrismo é muito forte na Itália. Vale a pena ressaltar que mesmo tentando especificar o máximo possível, dentro da Romagna existem ainda muitas e muitas diferenças. Portanto, se vcs conhecem esses doces com outros nomes, deixe um comentário! Vou adorar saber como se chamam na sua cidade.

Como eu já comentei, o carnaval aqui acontece durante o inverno e o que tem de melhor para fazer durante o inverno que não seja comer? Aqui os doces de carnaval começam a serem vendidos nas padarias (i:forni) em janeiro e muitas mamães e nonnas já começam a prepará-los em casa. É tradição prepará-los antes da época de quaresma e por isso esses doces são muito suculentos, fritos e saborosos para que os católicos consigam enfrentar o período de jejum e penitência. Bom, digamos que isso era antigamente, pois sabemos que hoje em dia a quaresma, mesmo aqui na Itália, não é levada tão a risca. Antigamente esses doces saborosos eram fritos com a gordura do suíno, que atualmente foi substituído por óleo vegetal.

Um dos doces mais apreciados são os Fràppe a base de farinha e ovo, recobertos por açúcar em pó. Normalmente a massa é cortada em tiras grossas.

Foto Il Portale della Emilia Romagna
 Outro doce típico, um dos meus preferidos, é o Tagliatelle. Receita tradicional dos "agricultores" (i: contadino) dos alpes romagnolos. É como a pasta do tagliatelle, que é enrolada, frita e açucarada. 

                                                                               Foto Il Portale della Emilia Romagna
As Chiacchere, que em português quer dizer "conversa", "papo", ou até mesmo "conversa fiada" são feitas sempre a base de farinha e ovo. É também muito presente na região de Emilia.

                                                                                  Foto Il Portale della Emilia Romagna

Por fim, o meu doce preferido, as Castagnole, que me fazem lembrar dos bolinhos de chuva da minha batian (=avó em japonês). 


Eu confesso que nunca tentei fazer nenhum desses doces em casa, pois não sou muito fã de fritura em casa, o que não quer dizer que não sou louca por comida frita, mas todas as italianas juram de pé junto que são super fáceis de fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas