Carnaval na Itália - Civitella di Romagna

foto: Cinthia Mori 2014
Oi gente,

hoje vim contar um pouco sobre o carnaval italiano (i: Carnevale), mais especificamente o carnaval da minha cidadezinha, Civitella di Romagna, que não tem nada a ver com o carnaval de Venezia. Antes de mais nada acho interessante uma pequena contextualização.

Desfile da escola. Tema Egito. (foto: Cinthia Mori 2014)
O carnaval italiano acontece durante o inverno e isso já quer dizer pessoas super bem agasalhadas. Por aqui também não temos vários dias de feriado. A festa, ou desfile geralmente acontece em só um fim de semana e as crianças não estão mais de férias. Em Civitella di Romagna, o carnaval acontece de domingo, sim, um dia só. Tem fantasias, mini trios elétricos, confetes, serpentinas, música ao vivo, desfile e barraquinhas de comida. Até aí parece bem com o nosso carnaval brasileiro, né?! Mas é um pouco diferente. É cheio de famílias, crianças e idosos e todos muito, muito vestidos por causa do frio.
Eu tenho que confessar que o meu lado super careta, adora o carnaval italiano! Eu lembro que para mim o carnaval era maravilhoso, mas só por causa do feriado. Nunca curti muito a farra, as festas, os trios elétricos. Sim, eu era bem careta para essas festas. Eu viajava sempre para a praia, lagartixava, pegava um bronze, fazia travessia no mar, jogava frescobol, tomava água de coco, comia milho verde com manteiga e tomava mil raspadinhas com leite condensado! Enfim, tudo para explicar que o carnaval italiano é bem mais parecido com os meus carnavais brasileiros.


Desfile de um grupo da cidade. Tema Pepa Pig. (foto: Cinthia Mori 2014)
Trio elétrico Pepa Pig. (foto: Cinthia Mori 2014)
É um evento muito importante, pois mantém a comunidade e a cultura italiana vivas! Só o fato de que essas pessoas precisam se reunir várias vezes ao ano para trabalharem juntos para que esse evento aconteça, faz com que o espírito de comunidade continue vivo e ativo. Acreditem, isso é muito importante na cultura italiana. Basta pensar como as cidades são extremamente pequenas. como todos se conhecem e como o "nomadismo italiano" é praticamente zero nessas famílias. É como morar em um condomínio de prédios em São Paulo e viver toda a sua vida com as mesmas pessoas. Parece maluco, né, mas essa é a realidade de muitos italianos.
Ainda sobre o carnaval italiano, as escolas da cidade se organizam e cada classe tem o seu bloco personalizado e as crianças junto com as suas famílias se organizam e se fantasiam para desfilar pela cidade. Além disso, o desfile, claro, é aberto para todos. Então os habitantes da cidade se organizam em diversos blocos de adolescentes, paróquia, idosos, adultos, jovem-adultos. É uma super festa!

 Membros da banda de Civitella di Romagna.
(foto: Cinthia Mori 2014)
Ah! Não podemos nos esquecer da bandinha da cidade! Gente, a bandinha na Itália é uma coisa super presente! Não é um coisa só de "caipiras" do interiorzão (i: campagnoli), tem bandas também nas cidades grandes como Milano e Roma. Eu mesma sou super fã dos concertos de bandinhas italianas e vou em quase todos os concertos da bandinha da minha cidade. Sem contar que a entrada é sempre de graça, então não tem nem desculpa de dizer que não tem dinheiro. Tem ainda um elemento super fofo, essa banda é cheia de idosos cheios de vida! São umas gracinhas! Portanto, não se deixem enganar, podem ser idosos, mas como eu disse, são cheios de vida!

Acho que é isso que tenho para contar sobre o carnaval Civitellese. Mais para frente, espero poder contar ainda sobre a Segavecchia em Forlimpopoli, que é um outro carnaval da minha região.

Esquina de casa: galpão de carnaval de Civitella di Romagna (foto: Cinthia Mori 2014)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas