Jardinagem: preparando para a chegada da primavera

Todas prontinhas para serem plantadas nos seus vasinhos. (Foto Cinthia Mori fev 2017)
Hoje foi dia de aproveitar o domingo com sol para organizar a varandinha de casa. Gente, a primavera está chegando e vcs não fazem ideia como eu sofro durante o inverno por aqui. Eu sei que a Itália não é o país com o inverno mais rigoroso do mundo. Aliás, aqui na Europa é conhecido como o "país do sol" (!!!) Eu sempre dou risada quando o meu marido me lembra disso, porque, hello??? Sol? Quando? Onde? 

Aqui as quatro estações são realmente bem definidas. E finalmente estamos saindo do inverno. Semana passada as temperaturas máximas mudaram drasticamente. Eu falo "drasticamente" porque é assim mesmo. Um dia a máxima é de 6 °C e de repente, nos dias seguintes pula para 16 °C. As mínimas ainda são baixas, mas nos contentamos já com um pouco de calor em algumas horas do dia.

Se tem uma coisa que eu adoro sobre morar na Itália é poder fazer jardinagem que da certo. Por que eu falo "que da certo"? Porque, quantas vezes no  Brasil eu e a minha mãe tentamos plantar flores (rosa, gerânios) que nunca floriram e faziam só folhas e mais folhas? Bom, foi aí que mudando para a Itália eu comecei a aprender sobre a importância das quatro estações, a necessidade da quantidade e intensidade luminosa e a necessidade do frio para que elas possam florir na primavera. Gente, é o meu lado super caipira falando mais alto. Eu sempre morei em cidade grande, sempre gostei de flores, mas eu nunca soube em que mês uma determinada planta iria produzir flores. Aqui é uma coisa de doido. Todo mundo sabe direitinho a ordem da floritura (como sabem também direitinho a ordem das frutas e verduras da estação).


Enfim, agora com o calorzinho chegando tudo muda na Itália, as pessoas saem mais nas ruas e as expressões faciais mudam. Parece brincadeira, mas é a mais pura verdade. As pessoas são mais sorridentes e mesmo aquelas que nunca te cumprimentavam durante o inverno, magicamente, com a chegada da primavera, elas começam a sorrir e cumprimentar todo mundo. E para acompanhar esse bom humor, começam a aparecer também as flores com cores vibrantes como amarelo, vermelho e pink. Por isso, eu e meu marido resolvemos renovar as flores da nossa varandinha. Antes de mais nada, colocamos lá fora de novo a estante com as nossas suculentas e cactos que estava dentro de casa para sobreviverem ao inverno. E ontem fomos no nosso viveiro/floricultura preferido (Garden mondo verde, Pinarella Cervia)  e nos seguramos para não comprar a loja inteira. Compramos amor perfeito (i: viola dei pensiero), Prímula (i: primula), Flor de maio e claro, uma suculentinha para a nossa coleção e dessa vez compramos finalmente o "bear paw" (pata de urso).

À esquerda a nossa estante com a mini coleção de suculentas. (Foto Cinthia Mori fev 2017)

Suculentinha "bear paw" no centro. (Foto Cinthia Mori)
Da esquerda para a direita. Prímula, pinheirinho de Natal que sobreviveu
ao inverno e uma flor de maio
(Foto Cinthia Mori)
Essa vai ser a primeira vez que plantamos amor perfeito. É uma das flores preferidas da minha mãe, mas nunca conseguimos fazer com que durassem por muito tempo no Brasil porque, como sempre, o Brasil é muito quente para essas plantas. A nossa florista prometeu que esses amores perfeitos durarão até junho, quando o verão se inicia na Itália.



Jogamos fora os nossos Ciclames (i: ciclamino) que com a neve e o frio apodreceram completamente, e no lugar deles plantamos o amor perfeito. No meio vcs podem notar uma flor diferente, é a nossa Erica. Essa é o tipo de Erica mais difusa na Itália. Eu sei que no Brasil é uma outra espécie de Erica, que inclusive eu tinha na minha casa, mas que estranhamente nunca floriu. Aqui as Ericas duram durante todo o outono e inverno. 


Foto de meados de outubro de 2016. Nossos ciclames antes do inverno.
                                                          (Foto Cinthia Mori out 2016)

Comentários

Postagens mais visitadas