Sobre o uso do bidê

Oi gente,

hoje estou aqui para falar sobre essa belezinha de bidê (i:bidè) e o seu uso no cotidiano italiano. Eu não sei quanto a vcs, mas na minha casa sempre teve bidê nos banheiros e quase nunca era usado para o seu correto propósito, mas sim como um ótimo apoiador de revistas e gibis. Porém, vindo morar na Itália finalmente consegui entender a persistência da existência dos bidês e meu marido, que é italiano (de verdade), me explicou direitinho sobre as usanças desse apetrecho e posso já adiantar que não vivo mais sem.

Mesmo parecendo óbvio, o bidê não tem só essa função que vc está pensando, não. Isto é, além de ser usado sempre depois de fazer o famoso "number two", "bolinho", ou "sólido", ele também é muito usado pelo sexo feminino naqueles dias terríveis. E é aqui que eu confesso que a minha adaptação foi instantânea. Por último, explico uma outra utilidade e outra curiosidade dos italianos.


Sabe aquela generalização de que europeu não toma banho? Pois é, é verdade mesmo! Pasmem! E é aí que entra o lindo bidêzinho. Os italianos usam muito para lavar os pés e as pernas todos os dias antes de dormir, uma vez que o banho diário está totalmente fora de cogitação é assim que eles "resolvem" o problema. Mas não adiantarei as coisas, mais para frente dedicarei um post sobre a rotina de banhos dos italianos pois isso é um assunto que eu preciso desabafar constantemente. Só adianto que eu continuo com o meu costume brasileiríssimo do banhinho gostoso e relaxante em todos os finais do dia.
Gente, procurando imagens de bidês italianos,
olhem o que eu achei! Bidê com tampa!

Mas voltando para o bidê, aqui vão algumas características para caso um dia vc se depare com um , vc possa reconhecê-lo e fazer um bom uso dele. Pelo menos aqui na Itália o bidê tem água quente e isso ajuda muito com que vc tenha vontade de usá-lo. Outra diferença é que não tem aquele jatinho de água tipo gêiser que espirra e molha tudo, menos a parte desejada. Aqui tem só uma torneira (vide foto ao lado)  com uma saída de água com uma "boca" móvel, em que vc pode controlar a quantidade, pressão, temperatura e direção da água.


Típico bidê brasileiro com o seu potente gêiser gélido.

Por fim, para finalizar, deixo essas duas imagens que achei no wikiHow, ilustrando como se posicionar. A imagem da esquerda é a mais fácil, pois imagine vc durante o inverno europeu todo cheio de camadas e mais camadas de roupas. Para conseguir se posicionar como na imagem da esquerda com certeza vc tem que pelo menos liberar uma das pernas de dentro da calça com a proeza de não tirar a meia junto e não só, como também tirar o sapato! Mas infelizmente para as mulheres, devido a nossa anatomia, eu direi que a posição da direita seria a mais indicada para evitar infecções e afins. Enfim, para finalizar lembre-se de secar bem a região seja com carta higiênica ou toalha e enxaguar o bidê para que o próximo não tenha nenhuma surpresinha desagradável.




Comentários

Postagens mais visitadas