Molho bolonhesa alla romagnola – sugo al ragù


Se vc está procurando uma nova receita para molho de tomate com carne típica italiana, venha conferir este post! Vamos desvendar alguns truques das nonnas italianas!


Finalmente depois de três anos morando na Itália eu consegui aprender esse maravilhoso molho de tomate com carne (i: sugo al ragù). Se vc acha que é fácil, que precisa só de molho de tomate, cebola, carne moída, jogar tudo na panela e deixar cozinhar, respire fundo porque... SIM! Vc acertou! É isso mesmo. Então continue com a gente que vamos desvendar o passo-a-passo das nonninhas.

Preparar molhos faz parte da rotina das vovós e mamães italianas. É o básico do básico como preparar o feijãozinho brasileiro. E assim como o nosso feijão, os molhos requerem alguns cuidados, segredinhos e principalmente, é claro, muito amor e muita calma nessa hora. Sim a tranquilidade e paciência farão a diferença no sabor do seu molho.
Aqui pela Itália vc ainda vai ver muitas vovós que passam o fim de semana ou a semana inteira cozinhando molhos e mais molhos e pastas e mais pastas para seus filhos e netos. Mas não porque elas estão preparando tudo para um super almoço de domingo, mas sim para dar de “presente” aos seus filhos e netos.

Antes de começarmos, tem só mais uma coisinha que vc precisa saber sobre “sugo al ragù”. Cada região tem a sua própria versão. Nunca se esqueça de todo aquele bairrismo italiano! Na minha região, por exemplo, usamos dois tipos de carne, a de porco e a de vaca, tudo junto na mesma receita. Já em Bologna, região Emilia, usa-se só a carne de vaca e é conhecido como ragù bolognese, e acreditem, eles nunca usam este molho com o spaghetti! Portanto, a receita deste post é o típico sugo al ragù romagnolo.

Ingredientes


 Azeite extra virgem
1 cebola média
1 cenoura média
1 caule de salsão sem as folhas
400 g de carne de porco moída (passada só uma vez) – carne da região da paleta
300 g de carne de vaca moída (passada só uma vez) – patinho
1 copo de vinho branco
1 lata grande de polpa de tomate (400 g)
1 latinha de concentrado de tomate
Sal
Pimenta
1 colher de chá açúcar
Água

 Modo de preparo


aromas triturados, cenoura, cebola, salsão, azeite extra virgem, carne moída de suíno e de vaca


1. Descasque a cenoura e a cebola. Limpe o salsão, deixando só o caule. Corte tudo em pedaços, jogue no liquidificador e triture tudo. Atenção, não transformar numa papa. Deixe em micro pedacinhos.

2. Numa panela funda (eu uso uma de 22 cm de diâmetro e 10 cm de altura) coloque o azeite generosamente (quase um dedo de altura – 1,5 cm). Junte o conteúdo do liquidificador e deixe em fogo médio-baixo mexendo sempre para não queimar e cozinhar bem lentamente para liberar o seu sabor e aroma.

3. A parte, tempere a carne com sal e pimenta misturando a carne de porco com a de vaca.

carne moída de suíno e de vaca, carne cozida, polpa de tomate, concentrado de tomate

4. Quando a verdura estiver pronta, ou seja, macia e com a água totalmente evaporada (15 a 20 min), acrescente a carne. Misture sempre e não deixe a carne formar grumos grandes. Se a mistura começar a ficar muito seca, acrescente um pouco de azeite.

5. Quando a carne estiver pronta, acrescente o copo de vinho branco. Mexa e deixe evaporar completamente.

6. Adicione a lata de tomate e o concentrado. Acrescente água até completar a panela. Acrescente o açúcar e um pouco de sal. Atenção, não adicionar muito sal agora, pois pelo menos 1/3 da água deverá evaporar, arriscando que o molho fique muito salgado.

7. Aumente o fogo e quando tudo começar a ferver abaixe o fogo para que o molho ferva bem lentamente.

8. Pronto! Cubra com uma tampa deixando um espacinho aberto e agora é só esperar. Deixe ferver por no mínimo 2 horas, mas não muito, pois a carne pode ficar seca. O fogo baixo é importante, pois a água evaporará bem lentamente, resultando num molho denso e rico em sabor. Se o nível da água abaixar muito, adicione um pouco de água e deixe ferver.

Ao final experimente e regule a quantidade de sal.

Reservando o molho


Se vc não for usar todo o molho de uma vez só, espere que o molho esfrie a temperatura ambiente, use potinhos de vidro e congele-os. Eles podem ser reservados por 3 a 4 meses no congelador, ou 4 a 5 dias na geladeira.

Neste post não ensino o método mais usado pelos italianos que é o de reservar o molho em potinhos de vidro e depois fervê-los na água para criar o vácuo, pois não sou muito fã deste sistema.

Espero que tenham gostado! Se vc experimentar esta receita, me conta depois como ficou! Se ficou com dúvidas, só perguntar!

Buon appetito!




Comentários

Postagens mais visitadas