Nomes na Itália – Parte I

Traduzindo nomes


Não, este não é um post só para mulheres grávidas ou pessoas que procuram um nome para seus filhos. É um preparo psicológico para um outro shock cultural entre Brasil e Itália.

A primeira coisa que vc precisa saber sobre esse assunto é que os italianos traduzem TODOS, absolutamente todos os nomes. Isso quer dizer que para a maioria dos italianos os nomes escolhidos para seus filhos são em italiano. E se passou pela sua cabeça: hãn? Não entendi nada. Vc acabou de ter a mesma reação que eu tenho todo o tempo. Como um bom italiano carola, meu marido usou um exemplo que funcionou comigo: nome dos papas.

No Brasil
Na Itália
Bento XV
Benedetto XV
João Paulo I
Giovanni Paolo I
Francisco
Francesco

E o mesmo raciocínio se aplica para os nomes de pessoas ”normais”. A diferença é que não é normal ter variantes no modo como se escreve um nome italiano. Paolo é só Paolo, não pode ser Paulo com “u”, porque se não vira um nome estrangeiro. Anna é Anna, para eles Ana com só um “n” é de polonesa. Aí vc se pergunta de novo: e qual o problema se eu dou o nome do meu filho de Paulo com “u”? Nenhum, é só que vc, então, não é italiano. E tenha certeza que se seu filho vier para a Itália eles vão pronunciar Paulo como Paolo, que nesse caso tudo bem, porque para nós o som do “u” com “o” é praticamente igual. Mas por exemplo, eu me chamo Cinthia e para eles eu sou Cinzia e a pronúncia muda bastate, parece um outro nome. E a minha mãe que é Neusa? Eles nem chamam pelo nome porque não são capazes de pronunciá-lo.

Ou seja, italiano não gosta quando outro italiano dá um nome “estrangeiro” como, por exemplo, Justin. Já começa que, como eu disse, eles não conseguem nem pronunciar esse nome. Eu sei que para nós brasileiros isso é
muito confuso e difícil de entender, porque se eu escolho o nome Pietro, não é Pedro, é Pietro, se não eu eu teria escolhido Pedro, oras bolas. Mas é a cultura deles que vale a pena aprender e entender mais um pouquinho.

Mas continuando, quem diria, logo os italianos que tem tanta fantasia e criatividade. Júlia é Giulia, sem variações e ponto final. E não existe Giulianna / Juliana. Rafaela é Raffaella com todas essas consoantes repetidas. Giovanni é só com dois “n”. Marisa existe só assim mesmo, não tem Marise. E nomes que terminam com “s”? Lucas, Carlos, Marcos, Matheus, Vinícius não existem e eles ainda tiram sarro imitando um sotaque espanhol. Ricardo no Brasil tem só um “c” e não é Riccardo. Ou ainda Caterina, Katerina, Catarina, Katharina, Catarine, Katarine... resumindo, variações com “c”, “k”, “a” e “e”, deixam eles malucos! E com Vittoria? Victoria, Vitória, com acento, sem acento, com “c”. Felipe / Filipe é Filippo.

Enfim, milhões e milhões de exemplos. E tem mais um agravante para nós brasileiros, pois não temos a orelha treinada para sentir a diferença entre uma palavra com duas consoantes repetidas ou uma só. Quando eu pergunto um nome e eles me respondem: Gabriella. E se eu pergunto: com dois “L”? PÂNICO! Eles travam. Eles simplesmente não entendem a pergunta e continuam a repetir o nome cada vez mais alto: GA-BRI-ELLLLLLL-LLLLLLAAAAA! Que para nós reles brasileiros, é tudo igual. Outro dia eu estava no celular e precisava enviar um e-mail e fiz o grande erro de pedir o endereço e começa:

A: Grottanelli.

Detalhe, vcs já viram quantas consoantes repetidas? Respira fundo e pergunta.

Eu: Com dois "T"?

A: Sim! Como a palavra "grotta" (que em português é gruta).

O que eu fiz? Claro que fingi que e sabia que "grotta" era com dois "T".

Eu: ah sim, claro. E "nelli"? Com dois "N" e/ou dois "L"?

Porque acreditem, poderia ser: Grottannelli.
.
.
.
Silêncio do outro lado... depois de três segundos.

A: NEEEEE-LLLLLLLLLIIIIII

Eu:
hello?, por que?, why, não

Portanto, a minha dica? Memorize como se escreve o nome dos italianos. Ou  simplesmente no fim da conversa jogue no Google, porque com certeza se é uma italiana, Gabriela, por exemplo não será jamais Gabriela com um “L” só.

E vc? Já passou por alguma experiência parecida ou conhece outro país que faça como a Itália?




Comentários

Postagens mais visitadas