Ó dúvida cruel - qual detergente usar na Itália?

Oi gente,

como eu sou super travada resolvi escrever o meu primeiro post com um tema bem banal, mas que pelo menos me ajudava finalmente destravar. Como o meu objetivo principal é não esquecer o português, vcs podem imaginar já que meus primeiros posts virão cheios de erros gramaticais, semânticos, léxicos ou sei mais lá o que... e que talvez eu nunca consiga retomar ao meu satisfatório português. Mas, acho que não custa nada tentar, né?!

Então eu começo o meu primeiro post falando sobre a diferença entre duas marcas de detergente italianas. Hello??? Sim, acreditem, foi esse o assunto que eu escolhi para me destravar.



Desde que eu cheguei na Itália eu posso dizer que testei só duas marcas diferentes de detergente que são Svelto e Nelsen. Por que? Porque foram as duas únicas marcas recomendadas pelas mulheres italianas que conheço. Acreditem, as mulheres italianas são muito, muito geniosas. Talvez em um futuro eu dedique um post só a elas.
Testei esses detergentes não só na forma normal, como também na forma concentrada. E seja na forma normal que a concentrada, a minha marca preferida é a Svelto. Atualmente uso só Svelto concentrado, pois acho que o custo-benefício é muito melhor, sem contar que a embalagem é menor, logo é mais fácil de "recarregar" a esponjinha com detergente naquele momento em que as duas mãos estão todas ensaboadas e escorregadias. E ainda sobre "recarregar" a esponjinha, com o concentrado vc precisa "recarregar" pouquíssimas vezes, enquanto que com a forma normal, digamos que é praticamente todo o tempo. Além disso, quesito capacidade de desengordurar. Uau!  Svelto dá de 10 a zero, inclusive em qualquer outro produto específico para desengordurar aquela panela, frigideira, forno e fogão mais difíceis. Uma outra coisa que aprendi na Itália é lavar os pratos com água quente. Confesso que uso a água quente só durante as estações mais frias, porque o gás para esquentar a água é um pouco caro. Enfim, a água quente potencializa a ação do detergente. Isto é, em casos de louças muito engorduradas, por exemplo, o uso do detergente com a água quente facilitará a limpeza das louças. Menos detergente e uma louça limpa com menos esforço!

O que falar sobre Nelsen? Ok, tem sim um lado positivo. Opções de cheiros e cores diferentes! E viva o meu lado consumista brasileiro. O que eu mais sinto falta na Itália é o poder de escolhas. Que tristeza! Vc vai no supermercado, mesmo em um supermercado grande, as opções são escarças. Por isso, Nelsen ganha um ponto positivo, que aliás é aquele que sempre me engana, porque obviamente eu me canso de comprar sempre aquele Svelto verde-escuro, já que eu não gosto do cheiro da opção amarelo, e lá vou eu que decido comprar um Nelsen só por causa do cheirinho diferente e agradável. Depois de lavar a primeira louça do dia, bate o arrependimento. Mas nem tanto porque o prazer de sentir um cheirinho novo até que recompensa aquele din-din gasto mal.

Vale a pena ressaltar que italianos e brasileiros lavam a louça de uma forma completamente diferente. Eu, obviamente, ainda lavo no estilo brasileiro. Acho que eu nunca conseguiria lavar na forma italiana. Portanto, pode ser por isso também que eu prefira muito mais o Svelto que outras marcas de detergente.

Bom, acho que é isso que eu tenho para falar sobre os meus detergentes italianos. Aguardo comentários e claro, corrijam o meu português! Tenho certeza que ainda vai demorar um pouco de tempo para eu conseguir escrever textos bem articulados, mas como dizem os italianos "piano piano si va lontano".

Ciao a tutti!

Comentários

  1. Adorei o tema pouco convencional hahhaa. E obrigado pela dica. Quando for pra Italia não terei problemas com detergente. Quanto a desengordurar panelas queimadas, colocar um pouquinho de bicarbonato em pó e deixar de molho da noite pro dia também pode ajudar! Além de ajudar a tirar mal cheiro de geladeira/lixeira; limpar superfícies como a pia da cozinha e rejuntes de azulejo; acessórios prateados; desentupir pia; higienizar a esponja da louça; etc e tal. Que tal colocar duas colherezinhas de bicarbonato no Nelsen? Poder de desengordurar aumentado associado com cheirinho! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hogar San Jose! Que legal que vc gostou deste post pouco convencional. hehe... obrigada pelas dicas tbm! Uso muito o vinagre para tirar cheiro de cecê das camisetas. hahaha... viro todas as camisetas ao avesso, molho e jogo vinagre na parte das axilas, enrola as camisetas e deixo a banho por um dia. Depois é só lavar normalmente. Outro uso do vinagre é nas toalhas, principalmente durante o inverno que não secam direito e depois ficam com aquele cheiro ruim.

      Sabe aquele produto Sapólio? Aqui tem o clássico Vim. Super aprovado tbm! Ajuda bastante quado acaba o meu bicarbonato em casa. Aliás, vou testar essa dica do bicarbonato no Svelto! Obrigada pela dica!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas